sexta-feira, 31 de outubro de 2014

Seminário celebra as I Vésperas da Solenidade de Todos os Santos

Ao entardecer desta sexta-feira(31), o Seminário Maior Nossa Senhora da Conceição celebrou as I Vésperas da solenidade de Todos os Santos. O Presidente da celebração foi o Revmº Pe. Cristiano Santos, vice-reitor desta casa de formação.

 A Igreja não celebra a santidade de um cristão que se encontra no Céu, mas sim, de todos. Isto, para mostrar concretamente, a vocação universal de todos para a felicidade eterna.

O catecismo da Igreja nos recorda que “todos os fiéis cristãos, de qualquer estado ou ordem, são chamados à plenitude da vida cristã e à perfeição da caridade. Todos são chamados à santidade: ‘Deveis ser perfeitos como o vosso Pai celeste é perfeito’ “(Mt 5,48) (CIC 2013).

Assim, neste dia a Mãe Igreja faz este apelo a todos nós, seus filhos: “O apelo à plenitude da vida cristã e à perfeição da caridade se dirige a todos os fiéis cristãos.” “A perfeição cristã só tem um limite: ser ilimitada” (CIC 2028).

Procissão de entrada da celebração
"Subi ó precioso incenso e levai nossas orações a Deus"

Pe. Jânison de Sá, proclama o evangelho


Eis o mistério da fé.

  • CONSAGRAÇÃO À VIRGEM MARIA

Na ocasião, alguns seminaristas da nossa comunidade fizeram ou renovaram sua consagração à Santíssima Virgem Maria segundo o método de São Luís Grignion de Montfort. 

Seminaristas fazem a sua consagração à Santíssima Virgem




Segundo o seminarista Leandro, do 2º anos de Filosofia, a consagração " significa entregar-se totalmente àquela que pode nos levar por uma caminho seguro no seguimento a Jesus Cristo. Ser consagrado a Virgem Maria não é para os melhores, mas para aqueles que reconhecem que ainda tem muito a aprender. "

O seminarista Ediran, do 1º ano de Filosofia, também nos recordava que a consagração " indica um reconhecimento da minha pequenez diante do mistério da encarnação da Sabedoria Divina e a cada dia lembrar que só um coração puro e imaculado como o da Virgem Santíssima pode render a glória e o louvor que a Santíssima Trindade merece."

Nenhum comentário: