quarta-feira, 19 de março de 2014

Papa Francisco nomeia Dom Henrique Soares Bispo Diocesano de Palmares em Pernambuco

Dom Henrique completa 5 anos de sagração episcopal no dia 1º de abril e iria completar 5 anos como Bispo Auxiliar da Arquidiocese de Aracaju, no dia 5 de julho.


Nesta quarta-feira, dia 19 de março, o Santo Padre Francisco nomeou Dom Henrique Soares da Costa como Bispo Diocesano de Palmares, no Estado de Pernambuco, transferindo-o da Sede titular de Acúfida e do ofício de Bispo Auxiliar da nossa Arquidiocese de Aracaju.

Assim, a partir de hoje, Dom Henrique é Bispo Nomeado de Palmares. Segundo o Direito Canônico, continuará oficialmente com o cargo de Bispo Auxiliar de Aracaju até a o dia da sua posse em Pernambuco. A partir de hoje, no entanto, já não é mais Vigário Geral da nossa Arquidiocese.

Dom Henrique permanecerá entre nós até o dia 21 de abril, segunda-feira após o Domingo da Páscoa, quando partirá definitivamente para sua nova missão. Sua posse em Palmares será na tarde do dia primeiro de junho, Domingo da Ascensão do Senhor.

De todo coração, desejamos a Dom Henrique todo bem e toda graça na missão que o Senhor lhe  confiou! Que seja para a glória de Deus, para a proclamação do santo Nome de Jesus, para o bem e crescimento da Santa Igreja e para a salvação de tantos irmãos!

Sobre Dom Henrique

Nomeado pelo Papa Bento XVI, como Bispo Titular de Acúfida e Auxiliar de Aracaju, em 1º de abril de 2009. Sua Sagração Episcopal ocorreu no dia 19 junho, em Maceió-AL em sua Arquidiocese de Origem e foi acolhido na Arquidiocese de Aracaju no dia 3 de julho, com uma grande festa.

Nascido em 11 de abril de 1963, natural de Penedo - AL; batizado e criado em Junqueiro – AL, filho de Lourival Nunes da Costa e Maria Francisca Tereza Soares da Costa. Fez seus primeiros estudos em Junqueiro (AL) e em Maceió. De 1981 a 1984 fez o Seminário de Maceiro e, em 1984, recebeu o bacharelado em Filosofia pela Universidade Federal de Alagoas. De 1985 a 1989 foi noviço no Mosteiro de São Bento, no Rio de Janeiro, e no Mosteiro Trapista de Nossa Senhora do Novo Mundo, no Paraná.

Em 1990, volta para o Seminário de Maceió onde inicia a Teologia. No ano seguinte, vai para Roma e conclui a Teologia na Pontifícia Universidade Gregoriana, com mestrado em Teologia Dogmática.

Ordenado padre em 15 de agosto de 1992, Dom Henrique foi reitor da Igreja Nossa Senhora do Livramento, em Maceió, de 1994 a 2009. Foi professor de teologia no Seminário Provincial de Maceió e no Curso de Teologia do centro de Estudos Superiores de Maceió (CESMAC). Lecionou, ainda, no Instituto Franciscano de Teologia, em Olinda, e no Instituto Sedes Sapientiae, em Recife.

Na Arquidiocese de Maceió, foi membro do Conselho Presbiteral, do Cabido Metropolitano, do Colégio de Consultores; Vigário Episcopal para os leigos e coordenador da Comissão de Formação Política e responsável pelos diáconos permanentes.

Explicação teológica do Brasão Episcopal de Dom Henrique


O brasão é dominado pelo grande Y vermelho. Trata-se da primeira letra de "Yiós" (pronuncia-se "uiós"), Filho, em grego. A própria grafia do Y evoca o Filho de braços estendidos na entrega da cruz; assim que se trata de uma visão profundamente cristocêntrica: tudo converge para o Filho que se entrega amorosamente ao Pai num Espírito eterno. Este amor, que é o próprio Espírito Santo, é evocado pela cor vermelha.

Fruto dessa entrega é a salvação, isto é, a divinização de toda a humanidade e de toda criatura, representada pelo dourado que preenche todo o brasão como expressão da salvação universal de Cristo. Desse mistério salvífico o novo Bispo é ministro, pois que outra coisa não pretende a não ser "apascentar em Cristo" (ln Christo pascere), sendo instrumento da divinização conquistada por Cristo. A flor de lis azul recorda a Virgem Maria, de quem o novo Epíscopo é devoto. A Virgem é modelo de todo discípulo, Mãe dos pastores da Igreja e eficaz colaboradora na obra da salvação operada pelo Senhor Jesus.

Fonte: http://www.arquidiocesedearacaju.org/?pg=


In Christo pascere  

Eis que é chegado o dia do bom filho continuar a sua missão agora não mais em meio a Arquidiocese de Aracaju, mas noutro lugar. Sabemos que neste piscar de olhos que é a nossa estada aqui encontramos muita gente, como também nos desencontramos de outras tantas permanecendo ligados através da marca de seguidores de Cristo que carregamos.

Marca esta que faz com que estejamos juntos, unidos a uma só voz, olhando para o alto, para Aquele que é, que nos ama, que nos quer um bem imensurável. Assim posto, é o caso daqueles que decidiram abrir o coração, que permitiram que a doce Palavra de Deus fosse de forma veemente inundando a alma de modo a almejar ser um cristão melhor, ser mais atento aos sinais de Deus, amar a Igreja de Cristo. 

Sim, Senhor Dom Henrique Soares da Costa, somos gratos pelo vosso ensinamento, “pela consciência de ser Igreja, Corpo do Senhor, e do profundo compromisso com o Evangelho na própria vida e na vida do mundo, com tudo o que isso possa significar e implicar”, conforme fora dito certa vez por Vossa Excelência. 


Como afirma o canto “Sou bom pastor, ovelhas guardarei, não tenho outro ofício nem terei, quanta vida eu tiver eu lhes darei”, assim fica a certeza no coração dos que lhe têm. Seu lema da sagração episcopal Apascentar em Cristo é a sua missão, é a sua vida. Fizeste o possível para nos mostrar o quão bela é a Igreja e o seu chamado. Guardaremos junto as mais preciosas lembranças as suas valorosas palavras, o seu olhar, a sua “ars celebrandi”.   Que o bom Deus, junto ao Seu Filho amado, o guarde e o fortaleça sempre mais. Que a Virgem Maria, Mãe da Igreja e nossa, sinal de esperança segura e do conforto ao peregrinante povo de Deus, interceda pela sua vida, seu ministério, sua nova missão. 


Por Sem. Gedeão Pontes
Diocese de Propriá

Nenhum comentário: