quinta-feira, 20 de fevereiro de 2014

Retorno às atividades formativas

No dia 17 deste mês, depois de cinquenta e cinco dias de férias, às 10h00, com a Santa Missa, o Seminário Maior Nossa Senhora da Conceição iniciou suas atividades formativas. Além dos formadores, estiveram presentes padres de toda a Província Eclesiástica de Aracaju.




O Padre Jânison de Sá, reitor desta Casa de Formação, deu as boas vindas aos seminaristas, apresentando toda a equipe formativa. Na Homilia, lembrou que o Seminário é o lugar querido pela Igreja para formação de seus padres e que para tanto, a centralidade na Pessoa de Jesus Cristo é a condição principal para bem formar. Sobre as dificuldades encontradas pela formação e pelos seminaristas, frisou: “Formar ministros do evangelho nunca foi tarefa fácil, qualquer que seja a pessoa, qualquer que seja a época. O próprio Jesus teve que enfrentar a desconfiança de Natanael, a mania de grandeza dos filhos de Zebedeu, as tempestivas reações de Pedro, a intolerância religiosa de Tiago e João, a dúvida de Felipe, as rebeldias de Judas e a descrença de Tomé e formá-los para o discipulado missionário”.

Sobre a missão, citou a Evangelii Gaudium, do Papa Francisco: “Prefiro uma Igreja acidentada, ferida e enlameada por ter saído pelas estradas, a uma Igreja enferma pelo fechamento e a comodidade de se agarrar às próprias seguranças. Não quero uma Igreja preocupada com ser o centro e que acaba presa num emaranhado de obsessões e procedimentos. [...] Mais do que o temor de falhar, espero que nos mova o medo de nos encerrarmos nas estruturas que nos dão uma falsa proteção, nas normas que nos tornam juízes implacáveis, nos hábitos em que nos sentimos tranquilos, enquanto lá fora há uma multidão faminta e Jesus repete-nos sem cessar: ‘Dai-lhes vós mesmos de comer’” (Mc 6, 37) (EG, 49).

Concluiu a homilia citando as preciosas palavras do Papa Francisco sobre a formação: “[...] a formação é uma obra artesanal e não policial [...] temos que formar o coração. Do contrário formaremos pequenos monstros. E depois, estes pequenos monstros formam o povo de Deus. Isto realmente me arrepia”.





Este ano, oitenta e quatro seminaristas morarão neste Seminário, formandos da Arquidiocese de Aracaju, Diocese de Propriá, Estância, Penedo e Palmeira dos Índios.

Equipe formativa:

Padre Jânison de Sá (Reitor)
Padre Cristiano Santos (Vice-Reitor)
Padre Tony Santos (Ecônomo)
Padre Pedro Reis (Diretor Espiritual)
Padre Genivaldo Garcia (Diretor Acadêmico)





Nenhum comentário: