sexta-feira, 21 de fevereiro de 2014

Retiro espiritual - São Cristovão/SE



Em São Cristovão/SE, no Convento São Francisco, nos últimos dias 18, 19 e 20, ocorreu o retiro espiritual do Seminário Maior Nossa Senhora da Conceição. As reflexões se concentraram em torno do sentido esponsal de Cristo e a Igreja. O Padre Pedro Júnior, da Arquidiocese de Feira de Santana/ BA, pregou todo o retiro.



Dentre as inúmeras características do sentido esponsal, aplicado a Cristo e a Igreja, o padre Pedro exortou os presentes acerca da eleição que o coração cristão deve fazer, ou seja, de Jesus como único Senhor. Lembrando a frágil condição humana, recordou a necessidade duma constante conversão, de uma diária escolha pelo Cristo esposo.

No itinerário do converso, dizia o pregador, o amor decisivo por Deus deve ser o norte de todos os desejos e escolhas, unido a frequente petição de libertação das más paixões, causadoras do enfraquecimento da relação entre Deus e o homem. 

“Como futuros esposos, os vocacionados ao sacerdócio devem imitar o Esposo por excelência (Jesus Cristo) [...]”, dizia o Padre Pedro.



Citando Dostoievski, pensador Russo, afirmou que a beleza salvará o mundo. Beleza que, para o cristão, deve ser buscada no mais Belo dos homens, Jesus Cristo, principal referência da vida do vocacionado. Tal beleza, fruto de uma constante e íntima união com Cristo, pode encantar o mundo, congregar, converter.


A Eucaristia, a caridade e a oração tomaram as últimas reflexões do retiro, a Primeira, refletida como Dom, Presente, Comunhão; a segunda, lembrada como a condição principal para uma vida cristã autêntica e a terceira, apresentada como o lugar de encontro entre Deus e o homem, lugar também de intercessão por todos, principalmente, quando no ministério sacerdotal. 


O retiro foi encerrado com a Santa Missa, presidida pelo Magnífico Reitor Padre Jânison de Sá.



Nenhum comentário: