quinta-feira, 21 de março de 2013

SEMINÁRIO MAIOR PARTICIPA DA CAMINHADA PENITENCIAL DO SETOR NORTE

Estamos vivenciando um tempo muito forte na vida da Igreja. Tempo de praticarmos a oração, o jejum e a esmola. Estas três atitudes conotam o que a quaresma deve ser para todos os cristão: tempo de penitência.
Para os seminaristas do Seminário Maior Nossa Senhora da Conceição não é diferente. No período da Quaresma, todo o Seminário se volta para os atos penitenciais, reforçando a estreita ligação com a entrada de Jesus Cristo no deserto para encontrar-se com o Pai e ser tentado. Uma das práticas deste tempo é a Via Sacra, que é realizada todas as sextas-feiras da quaresma, sendo de maneira alternada entre o seminário e as ruas do loteamento Pousada Verde.
Contudo, na região onde está localizado o Seminário Maior, existe a tradição da Caminha Penitencial. As paróquias das redondezas se encontram em uma Matriz paroquial e, em seguida, seguem para uma outra Matriz caminhando, cantando e rezando.
A Caminhada aconteceu no dia 20 de março, saindo às 19h30, da Igreja Matriz da paróquia Nossa Senhora Rosa Mística, do Conjunto Marcos Freire III, 1ª etapa, indo até a Igreja Matriz da paróquia São João Evangelista, no mesmo conjunto só que na 2ª etapa.
O padre Bosco Lima acolheu a todos de maneira calorosa e fraterna, guiando a Caminhada Penitencial até o seu destino. Depois, o vigário episcopal da região, padre José Bernadino, presidiu a Celebração eucarística sob a concelebração dos sacerdotes: padre Rogério, pároco da paróquia Sagrada Família, conjunto Fernando Collor; padre Flaviano, administrador paroquial da paróquia Nossa Senhora da Fátima, conjunto Marcos Freire II; padre Ricardo, administrador paroquial da paróquia Nossa Senhora do Monte Serrat, Piabeta; padre Marcos Rogério, pároco da paróquia São João Batista, conjunto João Alves. Também, se fez presente o diácono Eugênio, que está atuando nas comunidades de Nossa Senhora de Guadalupe, Coqueiral, e Nossa Senhora Mãe dos Pobres, Porto Dantas.
Por fim, é necessário ressaltar a participação ativa dos fiéis presentes, como também, a atitude de fé, de amor e de desejo de conversão expressados naquela caminhada.

VEJAMOS ALGUMAS IMAGENS:








Texto: Alan Valença
Fotos: João Carlos

Nenhum comentário: