quinta-feira, 13 de dezembro de 2012

SEMINARISTAS DE ARACAJU REALIZAM PASTORAL DE FÉRIAS NO VICARIATO SÃO LUCAS

Anualmente, os seminaristas do Seminário Maior Nossa Senhora da Conceição realizam dois tipos de experiência pastoral: aquela que é feita todos os finais de semana numa paróquia única, por um período de um a dois anos; e a outra, que é realizada no tempo posterior ao encerramento do segundo semestre, chamada “Experiência de Férias” ou, também, chamada de “Pastoral de Férias”. 
Para entender melhor, a “Pastoral de Férias” é feita todos os anos no período das férias de dezembro, depois do encerramento do ano. Todos os anos, os seminaristas maiores atuam num “Vicariato” diferente, para sentir e experimentar toda a realidade pastoral Arquidiocesana. 


Como bem sabemos, a estrutura de organização da Arquidiocese de Aracaju é composta por quatro “Vicariatos”, que correspondem a uma pequena parcela geográfica da Igreja diocesana local, de responsabilidade do “Vigário Episcopal”, que é um sacerdote que faz às vezes do Arcebispo nas questões designadas pelo próprio Bispo, respaldado pelo Código de Direito Canônico. Esta organização foi criada por sua Excelência reverendíssima, Dom José Palmeira Lessa, no dia oito de dezembro de 2006, instituindo mediante Decreto firmado por ele mesmo e pelo chanceler da Cúria e sendo promulgado solenemente. 
Diante disto, neste ano, os seminaristas da Arquidiocese de Aracaju foram enviados, em missão, para a região Agreste da Arquidiocese de Aracaju, no “Vicariato São Lucas”, que tem como “Vigário Episcopal” o padre Jadson Ramos, também pároco de Santo Antônio e Almas, na cidade de Itabaiana. 
O ponto de partida foi a Santa Missa de envio, realizada no dia cinco de dezembro de 2012, às 10h, na matriz de Santo Antônio e Almas. Em seguida, os seminaristas foram designados para as paróquias do “Vicariato” como: Areia Branca, as paróquias de Itabaiana, Campo do Brito, Macambira, Moita Bonita, Malhador, Ribeirópolis, Nossa Senhora Aparecida, São Domingos, Frei Paulo e Carira; tudo isso com o objetivo de fortalecer a dimensão pastoral de cada seminarista. 
Por fim, o período de “Pastoral de Férias” deste ano encerra-se no dia 21 de dezembro com a Santa Missa em Itabaiana e a avaliação de tudo aquilo que foi vivido durante a experiência de Pastoral. 

Texto: Seminarista Alan Valença 
alan.valenca@hotmail.com

Nenhum comentário: