terça-feira, 20 de novembro de 2012

RETIRO SEMESTRAL DO SEMINÁRIO MAIOR NOSSA SENHORA DA CONCEIÇÃO

O retiro possui grande valia na formação dos futuros sacerdotes, pois é um momento de paralisar as atividades, até mesmo no próprio seminário para, como disse o padre Pedro Vidal, “encontrarmos conosco mesmo; encontrarmos com Deus; encontramos conosco diante de Deus.” Acima de tudo, é um momento em que paramos com o intuito de refletir sobre nós mesmos, sobre a nossa condição de vida. 
 Baseado neste pressuposto, os seminaristas do Seminário Maior Nossa Senhora da Conceição realizaram o retiro semestral, de maneira singela e profunda. Aproveitando o feriado da Proclamação da República, o retiro espiritual aconteceu nos dias 14, 15 e 16 de novembro de 2012, na Chácara João XXIII, em Salgado-SE, tendo como pregador o padre Pedro Vidal, um dos diretores externos do Seminário Maior, auxiliados pelos também diretores espirituais externos: padre Luís Rodrigues e padre Natale; também pelo diretor espiritual interno, o padre Hernane Romero. 
 Como falara anteriormente, o retiro aconteceu de maneira singela, mas com muita riqueza espiritual. A temática reflexiva proposta pelo padre Pedro foi: “Como um Vaso nas mãos do Oleiro”, tendo como texto base Jr 18. Além das reflexões executadas pelo padre pregador, ocorreram momentos ímpares como: via sacra, celebração penitencial, partilha da palavra, confissões, Celebração Eucarística, Direção espiritual, tudo isso para que os seminaristas possam ter um “encontro consigo mesmo diante de Deus.” 
Certamente, o retiro serviu para abandonarmos nos braços de Deus, confiando a Ele toda a nossa vida, como também serviu para renovar a vida de oração, bem como a própria espiritualidade seminarística.

Seminarista Alan Valença
alan.valença@hotmail.com

VEJAM AS IMAGENS:









Fotos: Seminaristas 
André Alves e Alan Valença

Nenhum comentário: