quinta-feira, 25 de outubro de 2012

PARÓQUIA SANTO ANTÔNIO E ALMAS REALIZA ENTRONIZAÇÃO DA IMAGEM DA BEM-AVENTURADA DULCE DOS POBRES



No dia 17 de outubro, em solene Celebração Eucarística, presidida pelo Pe. José Almi de Menezes, concelebrada pelo Pe. Jadson da Silva Ramos e Pe. Lucivaldo Santos, e com a participação de seminaristas, religiosas, autoridades e demais povo de Deus, a Paróquia Santo Antônio e Almas, na cidade de Itabaiana, agreste sergipano, entronizou para a veneração pública a imagem da Bem-aventurada Dulce dos Pobres. Também participou da celebração a miraculada Cláudia Cristiane Araújo e religiosas da Congregação das Irmãs Missionárias da Imaculada Conceição da Mãe de Deus, entre as quais algumas que conviveram com a Irmã Dulce.










Na sua homilia, o Pe. Almi destacou a vida de doação que a Beata Dulce levou e a sua total disponibilidade com os mais necessitados. Ele ainda ressaltou que, mesmo com suas fragilidades físicas, o Anjo Bom da Bahia foi capaz de transformar o galinheiro do convento num dos maiores centros médicos do Brasil. A irmã Dulce enxergava em cada irmão necessitado que batia a sua porta o rosto do Cristo abandonado e sofredor. A Bem-aventurada Dulce dos Pobres é um exemplo de fé nos tempos atuais. Ele ainda enfatizou que o fato do milagre reconhecido pelo Vaticano ter acontecido em Itabaiana deve despertar na população serrana uma devoção especial por aquela que, em seus momentos de dificuldades, recorria ao glorioso Santo Antônio, padroeira da cidade.


Maria Rita de Souza Brito Lopes Pontes nasceu no dia 26 de maio de 1914 na cidade de Salvador, Bahia. Criada no seio de uma família profundamente católica. Aos sete anos, perdeu a sua querida mãe. Desde criança já manifestava a preocupação pelos mais carentes. Aos treze anos, manifestou pela primeira vez o desejo de tornar-se religiosa. Em fevereiro de 1933, ingressou na Congregação das Irmãs Missionários da Imaculada Conceição da Mãe de Deus, indo morar em São Cristóvão, Sergipe, onde permaneceu por dezoito meses como postulante e noviça. Em 13 de agosto de 1933, ocorreu a cerimônia de vestição e recebeu o nome religioso de Irmã Dulce, em homenagem à sua mãe. Em 15 de agosto de 1934 emitiu os votos temporários, retonando para Salvador, onde iniciou os seus trabalhos junto aos mais necessitados e operários, criando a União Operária São Francisco e o Círculo Operário da Bahia. Em 15 de agosto de 1938 fez os votos perpétuos. Cansada de ser desalojada e humilhada com seus pobres, em 1949 ocupou o galinheiro do Convento Santo Antônio. A partir deste momento a sua ação foi se ampliando, fundando em 1959, com apoio de amigos e religiosos, a Associação Obras Sociais Irmã Dulce, com o objetivo de sistematizar as obras de caridade. Construiu o Albergue Santo Antônio para abrigar doentes. Em 1964 instalou o Centro de Recuperação de Menores Abandonados, chegando a abrigar mais de 300 meninos em situação de risco social, hoje conhecido como Centro Educacional Santo Antônio, e em 1983 inaugurou o Hospital Santo Antônio, com mais de mil leitos para a população carente. Em 1988 foi indicada para o Prêmio Nobel da Paz. Em 1991, em seu leito de enfermidade, recebeu a visita do Papa João Paulo II. Faleceu em 13 de março de 1992, aos 77 anos, na cidade de Salvador.


O milagre reconhecido pela Sagrada Congregação para a Causa dos Santos aconteceu em janeiro de 2001 na Maternidade São José, tornando Itabaiana, a cidade do Milagre.

Sem. André Alves
andre-amareservir@hotmail.com

2 comentários:

ad rocha disse...

ESTÃO DE parabéns todos os que colaboraram para este lindo acontecimento, onde encheu de gracas a todos nós católicos.

ad rocha disse...

Estão de parabéns todos os que colaboraram para a realização da entronização da imagem.
Este lindo acontecimento venho encher de graças todos nós católicos.