quinta-feira, 19 de abril de 2012

Bento XVI: sete anos de palavras e discursos admirados por todos


Presidente da CNBB, Cardeal Dom Raymundo Damasceno Assis, destaca momentos significativos do pontificado de Bento XVI.





Após celebrar os 85 anos de vida do Papa Bento XVI, no início desta semana, os católicos celebram, hoje, dia 19, outra data importante e bem significativa para todos os fiéis. O Santo Padre recorda, nesta data, o sétimo aniversário de sua eleição para sucessor do beato João Paulo II. Cinco dias depois, no dia 24 de abril de 2005, teve início o seu pontificado.

Durante estes sete anos de pontificado, Bento XVI realizou 23 viagens internacionais, 26 viagens na Itália, 4 Sínodos dos Bispos e 3 Jornadas Mundiais da Juventude; escreveu três Encíclicas, inúmeros discursos e atos magisteriais; proclamou o Ano Paulino e o Ano Sacerdotal.

Para o Cardeal Arcebispo de Aparecida e presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), Dom Raymundo Damasceno Assis, o carisma principal do pontificado de Bento XVI é a unidade e a fé na Igreja. Por ter sido um grande colaborador do Papa João Paulo II, durante muitos anos, o atual Pontífice vem conduzindo a Igreja de uma maneira sábia, prudente e aprofundando a fé do povo de Deus.

O Santo Padre é um homem de Deus que procura divulgar e aprofundar, cada vez mais, os ensinamentos do Concílio Vaticano II. A exemplo do Papa João Paulo II, ele continuou com a missão de realizar visitas pastorais em todos os países do mundo. Segundo o Cardeal, as visitas realizadas pelos continentes e o grande apoio dos católicos ao Papa têm surpreendido as pessoas a cada dia.
“As visitas pastorais a outros continentes têm gerado resultados positivos de uma maneira até surpreendente pelas características de Bento XVI, que é uma pessoa mais simples, humilde, reflexiva, introvertida, mas que, apesar dessas características, não tem deixado de ser acolhido por grande multidões nas visitas apostólicas”, disse Dom Damasceno.
O Cardeal já testemunhou, de perto, o carinho dos católicos pelo Papa Bento XVI e como os fiéis o recebem com um grande calor humano.

“Recordo-me quando ele veio ao Brasil em 2007 para inaugurar a V Conferência Geral do Episcopado Latino-Americano e do Caribe. Ele passou por São Paulo e foi acolhido, calorosamente, por uma multidão. 

Recentemente, no México, também foi acolhido por um uma multidão, e eu pude constatar que os mexicanos o acolheram com muito carinho, afeto e respeito”, lembrou o arcebispo.

O pontificado do Santo Padre tem vencido barreiras. Por meio de suas homilias, discursos, encíclicas e audiências públicas, no Vaticano, ele tem levado a mensagem do Evangelho a todas as pessoas. Para Dom Damasceno, o pontificado de Bento XVI é adequado ao momento pelo qual a Igreja está vivendo.

“Estamos vivendo um tempo de mudança de época, na qual as pessoas estão precisando de uma palavra orientadora, de uma luz que ilumine os caminhos da humanidade e da Igreja. O Papa tem conduzido isso de uma maneira muito sábia, muito competente e tranquila”, frisou o presidente da CNBB.




Visita de Bento XVI ao Brasil

Dom Damasceno, em entrevista ao Portal Canção Nova, falou, com carinho, sobre a alegria de receber o Bento XVI em sua primeira visita intercontinental ,e a primeira visita ao Brasil, em maio de 2007.

“Eu tive esse privilégio e a graça de recebê-lo, em Aparecida, durante sua primeira visita ao Brasil. Foi uma decisão dele querer inaugurar a V Conferência sob o manto e proteção de Nossa Senhora Aparecida, padroeira do Brasil”, contou o cardeal.

Bento XVI visitará o Brasil, pela segunda vez, por ocasião da Jornada Mundial da Juventude 2013, a qual será realizada na cidade do Rio de Janeiro (RJ). Dom Damasceno destaca que essas jornadas da juventude têm sido um grande momento de encontro do Santo Padre com os jovens de todas as nacionalidades.

“Creio que será uma visita muito festiva e alegre, deixará marcas profundas nos corações dos jovens brasileiros e estrangeiros que virão para jornada”, disse.

O Brasil e toda juventude aguardam ansiosamente a visita de Bento XVI. Segundo palavras de Dom Damasceno, o encontro vai causar muita alegria e muito prazer ao coração do Papa.

Nenhum comentário: