segunda-feira, 19 de março de 2012

ATUALIZADA A PÁGINA WEB DA CONGREGAÇÃO PARA A DOUTRINA DA FÉ


CIDADE DO VATICANO (ZENIT.org) – No mundo de hoje é necessário uma maior difusão dos ensinamentos dos Dicastérios. Sobretudo os documentos emitidos do Concílio Vaticano II até hoje – reunidos no volume: CONGREGATIO PRO DOCTRINA FIDEI, Documenta inde a Concilio Vaticano Secundo expleto edita (1966 – 2005) – tratando questões importantes para a vida e a missão da Igreja e que oferece respostas doutrinais seguras aos desafios que estão pela frente.
Tal como é conhecido, de fato, os Documentos da Congregação para a Doutrina da Fé aprovados expressamente pelo Santo Padre, parte do Magistério ordinário do Sucessor de Pedro (cfr. Instruções Donum veritatis sobre a vocação eclesial do teólogo, 24 de maio 1990, n.18). Isso explica a importância de uma recepção cuidadosa de tais pronunciamentos por parte dos fiéis e especialmente dos envolvidos, em nome da Igreja, no âmbito teológico e pastoral.
A Congregação para a Doutrina da Fé, mesmo conservando os próprios documentos no site oficial da Santa Sé (WWW.vatican.va), para facilitar a consulta abriu um novo acesso (WWW.doctrinafidei.va).
Os principais documentos se encontram em oito línguas: além da versão em latim, também em francês, inglês, italiano, português, espanhol, alemão e polonês, e alguns também em húngaro, eslovaco, tcheco e holandês.  Está sendo feita a coleta completa da versão eletrônica destas traduções. Atualmente cada documento é oferecido na língua original e em algumas traduções.
A seleção contém uma lista completa de todos os pronunciamentos pós-conciliares da Congregação, propostas em três listas temáticas: a de natureza doutrinária, a de natureza disciplinar e a que diz respeito aos sacramentos.
A mesma página web contém informações sobre as publicações mais recentes da série "Documentos e Estudos", que reproduz os mais importantes Documentos do Dicastério ilustrados por comentários de alguns teólogos renomados. Além disso, estão disponíveis notícias sobre os volumes das Atas de Simpósios promovidos pela Congregação, e são publicadas várias intervenções dos Cardeais Prefeitos.
Através desta divulgação, por meio da Internet, pelo seu ensinamento doutrinário, a Congregação pretende alcançar um círculo cada vez maior de destinatários em todo o mundo.

Nenhum comentário: