quarta-feira, 10 de agosto de 2011

IV FORMISE-NE É REALIZADO EM CAMPINA GRANDE-PB

Entre os dias 4 e 8 de Julho do ano corrente os seminaristas Anderson Gomes (Arquidiocese de Aracaju) e José Claúdio (Diocese de Propriá), participaram da IV Formise-NE (Formação Missionária para Seminaristas do Nordeste), realizado na cidade de Campina Grande-PB. Essa formação teve como tema: “Lançai as vossas vidas no caminho do evangelho do qual brota a missão a serviço da vida”, e como lema: “No mundo tereis tribulações, mas tende coragem: Eu venci o mundo” (Jo 16,33).


O encontro teve a acessoria dos padres Sávio Corinaldesi, SX (Secretário Nacional da Obra de São Pedro e da Pontifícia União Missionária) e André Negreiros (Secretário Nacional da Obra Infância e Adolescência Missionária), ambos os organismos pertencentes às POM – Pontifícias Obras Missionárias, com sede em Brasília-DF.

Durante toda semana 73 seminaristas do Nordeste rezaram e estudaram acerca da Missão na vida da Igreja, e consequentemente na vida dos seminaristas, candidatos ao ministério ordenado. Na primeira temática apresentada pelo Pe. Dalmo Radimack (Arquidiocese de João Pessoa-PB) foi exposto o tema: “A espiritualidade do seminarista diocesano”. Na sua fala o padre disse “que nossa espiritualidade é a do Bom Pastor, e nasce justamente do encontro pessoal com Jesus, ou seja, do estar, do ser amigo do Senhor, para assim levarmos a Boa Nova a todos os povos, conforme mandato do Cristo”.

Já na segunda temática, o Pe. André Vital, SCJ (Arquidiocese de Recife-PE), nos falou da dimensão intelectual do seminarista, em sua exposição o acessor colocou para os presentes “que não temos o direito de sermos medíocres na vida intelectual”, ou seja, que devemos dar o melhor de si para Cristo, e, por conseguinte, ao povo de Deus. Por conseguinte, o sacerdote ainda nos disse que as dimensões da vida seminarística (pastoral, intelectual, humano-afetiva, espiritual e comunitária) estão todas interligadas, precisando, portanto, haver entre elas uma harmonia à luz do Espírito Santo. Por fim, ele encerrou sua apresentação nos exortando que devemos nos formar com arte, ou seja, construir nosso conhecimento acadêmico com responsabilidade e compromisso.
Na terceira e última temática, os padres Sávio e André Negreiros (ambos das POM), nos orientou acerca da organização missionária do seminarista. No seu discurso o Pe. Sávio nos disse que “a missão é fruto de um desejo de Deus, e que, portanto nasce no seio da Trindade”. Por fim, ele encerrou nos alertando que “quem acredita na Ressurreição não fica parado”, parte em direção aos necessitados e sedentos da Palavra de Deus mundo afora. Já o Pe. André nos apresentou quais são as atividades que as POM executam na Igreja do Brasil, envolvendo a temática da missão. O mesmo também nos orientou de como organizar o Comise (Conselho Missionário do Seminário), encerrando sua participação ao afirmar que “precisamos deixar de ser um Brasil de batizados, para sermos um Brasil de discípulos-missionários”.


Sendo assim, gostaríamos de salientar que nosso encontro também teve seus momentos culturais, city tour pela cidade que sediou o evento, e que cada Estado teve a oportunidade de apresentar algo típico da sua região. Foram momentos de descontração e muita alegria que proporcionaram uma maior interação entre os seminaristas participantes da formação. Também esteve presente no encontro Dom Jaime (Bispo Diocesano), Pe. Raphael (Reitor do Propedêutico do Seminário de Forlaleza-CE), Pe. Nalale (Missionário do PIME) et alli.
Por fim, fica nosso abraço cordial e fraterno aos formadores, seminaristas e leigos colaboradores do Seminário Maior São João Maria Vianey, que tão bem nos acolheu, e belamente organizaram a IV Formise. Ficam também, a nossa gratidão e as nossas orações por todo povo campinense, que durante esses dias nos receberam fraternalmente. Assim, deixamos desde já as nossas preces a Deus pelos seminaristas da Bahia que irão organizar o V Formise, a ser realizado de 02 a 06.07.12, na cidade de Feira de Santana-BA. Que o Senhor nos abençoe hoje e sempre! Amém.

Seminarista Anderson Gomes

Nenhum comentário: