sábado, 28 de maio de 2011

SEMINARISTAS RECEBEM LEITORATO E ACOLITATO



PROCISSÃO DE ENTRADA



Na noite do dia 27 de maio, em solene Celebração Eucarística, no Seminário Maior Nossa Senhora da Conceição, presidida por Dom José Palmeira Lessa, Arcebispo Metropolitano de Aracaju e concelebrada por Dom Dulcênio Fontes de Matos, Bispo de Palmeira dos Índios – AL, e por mais dezessete sacerdotes, entre eles o Pe. Jânison de Sá, Magnífico Reitor e Pe. Anderson Pina, Vice-Reitor, e com a participação de religiosas, familiares, benfeitores e do povo de Deus, os seminaristas do segundo ano de Teologia: Carlos Alberto Barros Santos, Carlos Henrique Santos, David Ângelo Oliveira Rocha e Everson Fontes Fonseca, receberam o ministério de Leitorato; Adan Maurício Santos da Silva e Eugênio dos Santos, alunos do terceiro ano de Teologia, João Santos da Silva e Marcelo Conceição dos Santos, alunos do quarto ano de Teologia, receberam o ministério de Acolitato.

APRESENTAÇÃO DAQUELES QUE SERÃO
INSTITUÍDOS LEITORES E ACÓLITOS

Dom Lessa, dirigido-se especialmente aos seminaristas que estavam recebendo os ministérios, usando uma passagem do Evangelho do dia, Não fostes vós que me escolhestes, mas fui eu que vos escolhi (Jo 15,16), afirmou que, para aquele momento pudesse acontecer, eles buscaram a Palavra de Deus e se deixaram conduzir pelo Espírito, pois Deus tem um desígnio de amor se formos atentos, uma vez que somos convidados para ajudar ao próximo a encontrar o caminho da vida. O Senhor Bispo ainda lembrou que a consagração é a Deus e essa é para a missão. A escolha é de Deus, o qual exige uma resposta livre e consciente, para que possamos viver o mandamento do amor.


BENÇÃO DE INSTITUIÇÃO DOS LEITORES
ENTREGA DAS SAGRADAS ESCRITURAS AOS LEITORES
BENÇÃO DE INSTITUIÇÃO DOS ACÓLITOS
ENTREGA DA PATENA COM O PÃO AOS ACÓLITOS
ORAÇÃO DA ASSEMBLÉIA (CARLOS HENRIQUE)
PREPARAÇÃO DO ALTAR

Representando os novos leitores e os novos acólitos, Everson Fontes e Marcelo Conceição, respectivamente, no final da celebração, agradeceram a solícita paternidade espiritual do Senhor Arcebispo, a incansável diligência dos formadores, a presença constante dos familiares e o carinho dos seminaristas.


Segundo Paulo VI, na carta apostólica sobre a reforma das ordens menores do subdiaconato, a Igreja institui alguns ministérios, com o fim de render a Deus o devido culto e de prestar serviços ao povo de Deus, segundo as suas necessidades. O Leitor é instituído para proclamar a Palavra de Deus nas assembleias litúrgicas, sendo convidado a meditar com assiduidade a Sagrada Escritura. O Acólito é instituído para ajudar o diácono e para auxiliar o sacerdote no serviço do altar, além de outras tarefas que lhe são confiadas. Com amor sincero, o Acólito deve buscar configurar-se sempre mais ao Cristo servidor, que se fez doação no Pão Eucarístico.

Um comentário:

Eduardo Melo disse...

Pelas fotos a gente percebe que foi uma celebração cheia de emoções...Parabéns a todos em especial ao Adan Maurício!!!