sexta-feira, 13 de maio de 2011

ENCONTRO DE FORMAÇÃO DISCUTE A CAMPANHA DA FRATERNIDADE 2011

No dia 6 de maio, o padre João Santana, Coordenador das Campanhas da Arquidiocese de Aracaju, discutiu a Campanha da Fraternidade 2011 com os seminaristas do Seminário Maior Nossa Senhora da Conceição.




Inicialmente, o padre João afirmou que a CF vem sofrendo algumas incompreensões e vivida somente na quaresma, quando, na verdade, é uma campanha de cunho anual. Além disso, ele ressaltou que é preciso criar um relacionamento de carinho com o mundo.
Ainda, falou-se a respeito do novo Código Florestal, em tramitação no Congresso Nacional, e também foi enfatizado que a CF é uma das maiores iniciativas da Igreja no Brasil. Foi destacado, também, a dimensão comunitária da campanha e explicado as causa e consequências do aquecimento global.
A Campanha da Fraternidade 2011 tem como objetivo geral: contribuir para a conscientização das comunidades cristãs e pessoas de boa vontade sobre a gravidade do aquecimento global e das mudanças climáticas, e motivá-los a participar dos debates e ações que visam enfrentar o problema e preservar as condições de vida no planeta.
Para atingir este objetivo, são propostos os seguintes objetivos específicos:
• Viabilizar meios para a formação da consciência ambiental em relação ao problema do aquecimento global e identificar responsabilidades e implicações éticas;
• Promover a discussão sobre os problemas ambientais com foco no aquecimento global;
• Mostrar a gravidade e a urgência dos problemas ambientais provocados pelo aquecimento global e articular a realidade local e regional com o contexto nacional e planetário:
• Trocar experiências e propor caminhos para a superação dos problemas ambientais relacionados ao aquecimento global.
Para conseguir estes fins estão sendo adotadas as seguintes estratégias:
• Mobilizar pessoas, comunidades, igrejas, religiões e sociedade para assumirem o protagonismo na construção de alternativas para a superação dos problemas socioambientais decorrentes do aquecimento global;
• Propor atitudes, comportamentos e práticas fundamentados em valores que tenham a vida como referência no relacionamento com o meio ambiente;
• Denunciar situações e apontar responsabilidades no que diz respeito aos problemas ambientais decorrentes do aquecimento global.


André Alves dos Santos
andre.amareservir@hotmail.com

Nenhum comentário: