quarta-feira, 13 de abril de 2011

ENCONTRO DE FORMAÇÃO DISCUTE DIMENSÃO ACADÊMICA

Como sempre acontece no Seminário Maior Nossa Senhora da Conceição, as noites de segunda-feira são reservadas para os encontros de formação. No dia onze de abril, tendo como intermediador das discussões o Pe. Genivaldo Garcia, Diretor Acadêmico, e como base as Diretrizes para a formação dos presbíteros da Igreja no Brasil, foi discutida a dimensão acadêmica.



Em suas palavras, o Pe. Genivaldo afirmou que a atenção à dimensão intelectual é uma fidelidade a Deus e ao povo; é um formar para melhor servir, pois os fiéis merecem a competência, clareza e profundidade de seus pastores.

Além disso, a dimensão deve caminhar junta às demais, num caminho espiritual marcado pela experiência pessoal com Deus.

A Igreja no Brasil exige que a formação acadêmica dos presbíteros seja composta, no mínimo, de dois anos de filosofia e quatro de teologia ou um sexênio filosófico-teológico integrado, precedido de um curso introdutório ao mistério de Cristo.

Ainda, no encontro, foram apresentados os direitos e deveres dos docentes e discentes, o currículo base dos cursos de filosofia e da teologia.

Eventos desta natureza mostram a importância de formar os pastores do povo de Deus, para que os mesmos sejam discípulos, missionários e servidores cheios de misericórdia.




André Alves dos Santos

andre.amareservir@hotmail.com

Nenhum comentário: