sábado, 7 de fevereiro de 2009

Dom Helder Câmara - 100 anos de memórias

Recife/Cidade do Vaticano, 07 fev (RV) - A Igreja Católica celebra hoje o centenário de nascimento de Dom Helder Câmara, Arcebispo de Olinda e Recife, falecido em agosto de 1999.
Diversos eventos marcam a data, comemorada também no exterior. No Brasil, as comemorações são organizadas pelo Regional Nordeste 2 da CNBB (Rio Grande do Norte, Paraíba, Alagoas e Pernambuco), pela Universidade Católica de Pernambuco, pela Arquidiocese de Olinda e Recife, Instituto Dom Helder Câmara, Governo do Estado e prefeitura do Recife.


O Presidente da CNBB, Dom Geraldo Lyrio Rocha, presidirá uma missa solene em Recife, às 16h, em frente à Igreja das Fronteiras. Após a missa, no Pátio das Fronteiras, será inaugurada uma escultura de dom Helder. Às 6h, 12h e 18h, as igrejas de Olinda e Recife tocarão os sinos, em homenagem a Dom Helder, conhecido também como “Profeta da Paz”.


Os Correios lançarão em Fortaleza (CE), cidade de nascimento do bispo, e em Recife, um selo comemorativo, com a imagem do arcebispo soltando uma pomba branca, símbolo da paz. Em Recife, o lançamento será às 15h, no terraço lateral da Igreja das Fronteiras, sede do Instituto Dom Helder Câmara. Já em Fortaleza, às 19h, o lançamento será na paróquia de Santo Afonso, Parquelândia. De acordo com os Correios, a tiragem é de 1.020.000 unidades.


Dom Helder também receberá homenagens organizadas pela Adveniat, na Alemanha; pela Associação Dom Helder – Memória e Atualidade, na França e pelo clero local do Canadá.


Natural de Fortaleza, Dom Helder Câmara nasceu em 7 de fevereiro de 1909. Foi ordenado bispo aos 43 anos de idade, no dia 20 de abril de 1952, pelas mãos de Dom Jaime Cardeal de Barros Câmara, Dom Rosalvo Costa Rego e Dom Jorge Marcos de Oliveira, e nomeado bispo auxiliar do Rio de Janeiro no dia 3 de março de 1952.


Dom Helder foi um dos fundadores da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), em 1952. Foi secretário-geral da instituição de 1952 a 1964. Depois, exerceu diversas outras responsabilidades na Conferência.Em 12 de março de 1964 foi designado Arcebispo de Olinda e Recife (PE).


Dom Helder ficou conhecido no mundo por suas pregações em favor de uma Igreja simples voltada para os pobres e a não-violência. Denunciou a prática de tortura no Brasil no período da ditadura, opondo-se de forma contundente contra o regime militar.


O arcebispo foi membro de 33 instituições internacionais. Recebeu 14 prêmios de paz, sendo o único brasileiro indicado quatro vezes ao Prêmio Nobel da Paz.


Dom Helder Câmara faleceu no dia 27 de agosto de 1999, em sua casa, nos fundos da Igreja das Fronteiras, na Boa Vista, Recife, às 22h20, vítima de insuficiência respiratória aguda, decorrente de pneumonia.

Nenhum comentário: