sábado, 14 de fevereiro de 2009

BISPOS LATINO-AMERICANOS ANALISARÃO SITUAÇÃO NOS SEMINÁRIOS

Cidade do Vaticano, 14 fev (RV) – A assembleia plenária da Pontifícia Comissão para a América Latina (CAL) reunir-se-á no Vaticano, de 17 a 20 do corrente, para analisar a atual situação da formação sacerdotal nos seminários do subcontinente. Ao término da reunião, os participantes serão recebidos em audiência por Bento XVI.
A assembléia será dirigida pelo presidente desse organismo vaticano, Cardeal Giovanni Battista Re, enquanto a apresentação do relatório sobre as atividades desempenhadas pela Pontifícia Comissão para a América Latina no período 2007-2009 ficará a cargo de seu vice-presidente, Dom José Octavio Ruiz Arenas, arcebispo emérito de Villavicencio, Colômbia.


Por sua vez, o cardeal-arcebispo de Guadalajara, Juan Sandoval Íñiguez, exporá o panorama de atual situação da formação sacerdotal nos seminários da América Latina – o "continente da esperança", como costumava dizer João Paulo II.


secretário da secção dos Institutos Religiosos, da Congregação para os Institutos de Vida Consagrada e as Sociedades de Vida Apostólica, Dom Jean-Louis Bruguès, analisará o magistério pontifício acerca da formação sacerdotal, e os cardeais Juan Luis Cipriani Thorne (arcebispo de Lima), Jorge Mario Bergoglio (arcebispo de Buenos Aires) e Jorge Liberato Urosa Savino (arcebispo de Caracas) participarão de uma mesa-redonda sobre "os pilares da formação sacerdotal e seus desafios". Dessa mesma mesa-redonda participará também o prefeito da Congregação para o Clero, Cardeal Cláudio Hummes.


O arcebispo de Teresina, Dom Sérgio da Rocha, presidente do Departamento de Vocações e Ministério do Conselho Episcopal Latino-americano (CELAM), falará dos desafios e propostas pastorais para a formação sacerdotal, à luz da conferência de Aparecida, de 2007.


O cardeal-arcebispo de Santiago, Chile, Francisco Javier Errázuriz Ossa, falará sobre a Missão Continental. A reunião se concluirá com a elaboração de recomendações pastorais e, no dia 20, encerramento dos trabalhos, os participantes serão recebidos em audiência pelo papa.

Nenhum comentário: