sexta-feira, 23 de janeiro de 2009

PAPA AO ENCONTRO DA 'GERAÇÃO DIGITAL': PRIMEIRO VÍDEO NO YOUTUBE

Cidade do Vaticano, 23 jan (RV) - Hoje é um dia histórico para a Santa Sé: desde as 12h, pode-se ver no site Youtube a imagem e a voz do papa. Hoje também foi apresentada na Sala de Imprensa do Vaticano a mensagem de Bento XVI para o Dia Mundial das Comunicações sociais, que se celebra em 24 de janeiro. No documento, o pontífice se dirige especialmente aos jovens, à chamada ‘geração digital’, para que dela parta o impulso para evangelizar através da Internet, ‘verdadeiro dom para a humanidade’. A web deve se tornar um local de promoção dos grandes valores da existência e não de banalização das relações humanas.
A partir de hoje, entre os milhões de vídeos disponíveis no Youtube, pode-se encontrar também a informação vaticana produzida cotidianamente pela Rádio Vaticano e pelo Centro Televisivo Vaticano com as mesmas características de interatividade que tornaram o site popular e tão difuso entre os jovens. É a eles que o papa se dirige com sua mensagem para o Dia Mundial das Comunicações Sociais.

Bento XVI desenvolve o binômio “Novas tecnologias e novas relações”, citando as luzes e sobras da Internet: desde o extraordinário potencial às ameaças de quem utiliza a rede para difundir ‘palavras e imagens degradantes para o ser humano’. O papa encoraja os trabalhadores deste setor emergente da mídia a promoverem uma ‘cultura do respeito, do diálogo, da amizade’; e condena quem utiliza a Internet para alimentar o ódio e a intolerância, para desprezar a beleza e a intimidade da sexualidade humana, para explorar ‘os mais frágeis e indefesos’.

Neste sentido, Bento XVI agradece e elogia as redes digitais que ‘tentam promover a solidariedade humana, a paz e a justiça; os direitos humanos, especialmente nas áreas do mundo onde o acesso à Internet é penalizado pelo grande ‘abismo tecnológico’. Em sua mensagem, o papa frisa que seria um grande dano para o futuro da humanidade se os novos instrumentos da comunicação, que permitem compartilhar conhecimentos e informações rápida e eficazmente, não se tornassem acessíveis aos povos econômica e socialmente marginalizados.

O papa dedica um capítulo da mensagem às pessoas que se conectam por trabalho ou lazer, e interpreta o ‘desejo de se conectar e o instinto de se comunicar’ como a natural propensão do ser humano de se relacionar com os outros. Bento XVI reconhece que este desejo está em nossa natureza como reflexo de nossa participação no amor comunicativo e unificante de Deus, que quer fazer de toda a humanidade uma só família.

O papa recorda também os muitos benefícios trazidos pela rede: famílias podem permanecer em contato mesmo quando estão divididas por grandes distâncias, estudantes e pesquisadores acessam rápida e facilmente a documentos, fontes e descobertas científicas. Todavia, os perigos são muitos e o papa alerta os jovens a não banalizarem o conceito de amizade. “Quando o desejo de contatos virtuais se torna obsessivo – escreve – a conseqüência é que a pessoa se isola, interrompendo a interação social real; e os modelos de repouso, silêncio e reflexão – necessários para o desenvolvimento salutar – são alterados”.

Enfim, o último apelo é lançado aos jovens católicos: “A rede é um ‘continente digital’ infinito, no qual vocês são chamados a testemunhar o Evangelho”.O papa conclui sua mensagem com uma comparação: “Nos primeiros tempos da Igreja – recorda – os Apóstolos e seus discípulos levaram a Boa Nova de Jesus ao mundo greco-romano: hoje, como ontem, para ser frutuosa, a evangelização requer a compreensão da cultura e dos costumes, para tocar as mentes e corações. O anúncio de Cristo no mundo das novas tecnologias supõe um conhecimento mais profundo, para ser adequadamente utilizado”.

Nenhum comentário: